O vestido midi é um daqueles itens que nunca saem de moda. Ele é elegante, versátil e democrático, transitando com facilidade entre o casual e o sofisticado. Mas afinal, o que é um vestido midi? Qual o comprimento ideal? Quais os principais modelos e como escolher o melhor para cada ocasião?
Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre o modelo, sua origem até os diferentes estilos disponíveis no mercado, além de dicas práticas para usá-lo em casamentos, no dia a dia e até se você for baixinha.. Vamos lá?
O que é vestido midi?
O midi é um modelo de vestido com comprimento intermediário, que geralmente termina entre o joelho e o tornozelo. Apesar de ser um modelo em alta até os dias de hoje, o midi surgiu e se popularizou nas décadas de 1940 e 1950, como uma alternativa ao vestido longo e, a partir disso, ganhou destaque por equilibrar sofisticação e praticidade.
Hoje, o vestido midi é um curinga no guarda-roupa feminino, sendo usado tanto em looks casuais quanto em produções mais formais. Isto é, entre vestidos longos e curtos, podemos dizer que o midi é uma das opções mais versáteis, pois seu comprimento se adapta perfeitamente a eventos diurnos e noturnos também.
Além disso, o vestido midi valoriza diferentes silhuetas e pode ser encontrado em vários tecidos, estampas e cortes, transitando entre o moderno e o retrô.
Qual é o tamanho correto do vestido midi?
O comprimento midi pode variar da altura do joelho até o meio da panturrilha ou até três dedos acima do tornozelo.
O ideal é que a barra fique em um ponto estratégico da perna para criar uma harmonia visual e evitar que o comprimento termine na parte mais larga da perna e achate a silhueta.
Quais são os tipos de vestidos midi?
Existem diversos estilos de vestidos midi, com caimentos e propostas diferentes. Alguns modelos, dependendo da estampa e tecido, são mais indicados para eventos casuais, como aniversários, reuniões familiares como o natal e até eventos corporativos, mas há também alternativas mais elegantes que podem ser usadas em eventos sofisticados e de gala.
A seguir, apresentamos os principais tipos para você identificar o modelo que mais combina com o seu estilo:
Vestido midi evasê: com corte ajustado na cintura e mais solto na parte inferior, formando um “A”, o evasê é versátil e ajuda a criar um efeito que valoriza a cintura, ideal para quem busca conforto;
Vestido midi tubinho: o vestido tubinho é aquela opção de modelo mais justo ao corpo. Ele realça as curvas e é uma ótima opção para eventos mais formais ou noturnos. Por ser mais colado ao corpo, ele traz um toque de sensualidade ao look;
Vestido midi plissado: confeccionado com tecido franzido em pregas, o vestido plissado é uma opção de midi com bastante leveza e movimento, perfeito para ocasiões especiais, podendo ser utilizado até mesmo em cerimônias de casamento, pelas convidadas e madrinhas;
Vestido midi envelope: esse modelo possui amarração lateral e decote em V, remetendo a um envelope, de fato. Assim como o evasê, ele valoriza a cintura e é indicado para todos os tipos de corpos, sendo também uma alternativa versátil para eventos casuais e uso no dia a dia;
Vestido midi com fenda: com uma abertura que pode ser lateral ou frontal, o vestido com fenda é uma alternativa com sensualidade na medida certa e liberdade de movimento. É possível encontrar modelos de midi tubinho com fenda, por exemplo, para ajudar no conforto ao caminhar;
Vestido midi boho: inspirado no estilo boêmio, essa alternativa de midi é encontrada em tecidos mais fluídos, em tons de branco, cores terrosas e que remetem a natureza, com estampas étnicas ou florais. É uma opção ideal para um look despojado e romântico;
Vestido midi frente única: possui uma abertura nas costas, trazendo um toque de sensualidade ao look. Por ser um modelo mais aberto, valorizando o colo e as costas, é ideal para eventos diurnos e eventos na praia;
Vestido midi tomara que caia: o tomara que caia é um modelo atemporal que traz um toque de sensualidade ao destacar o colo e os ombros. Ele pode ser utilizado em diversas ocasiões, com a vantagem da combinação de acessórios mais ousados, como maxibrincos e colares mais extravagantes;
Vestido midi de renda: é uma versão delicada e romântica de vestido midi. Na cor branca, por exemplo, se torna uma excelente opção para noivas que dispensam o uso do longo, encaixando perfeitamente em pré-weddings, casamentos na praia, cerimônias intimistas e o casamento no civil;
Vestido midi de tule: sabe aquele efeito princesa da Disney? Os modelos midi com tule são perfeitos para quem ama essa estética, mas querem uma proposta um pouco menos extravagante. Esse tecido é leve e apresenta uma leve transparência, criando esse efeito delicado na parte de baixo do vestido;
Vestido midi de franja: as franjas trazem muita personalidade e estilo ao look. No midi, a proposta é muito interessante para quem gosta de um look vintage, com referência aos anos 20 e a estética burlesca.
Qual a diferença entre um vestido midi e um longo?
A principal diferença está no comprimento. O vestido midi termina entre o joelho e o tornozelo, enquanto o vestido longo vai até os pés, muitas vezes deixando apenas a ponta dos pés à mostra. Por ser um comprimento intermediário, o midi é mais versátil para o dia a dia e permite mais mobilidade.
Um exemplo clássico dessa praticidade é o simples fato de subir um lance de escadas. Com um vestido longo, é necessário tomar um pouco mais de cuidado para não tropeçar na barra. Com o midi, você tem mais segurança para caminhar em qualquer superfície.
Pode ir de vestido midi para casamento?
Sim, o vestido midi é uma excelente escolha para casamentos, especialmente durante o dia ou em cerimônias ao ar livre. Modelos com tecidos sofisticados, como renda, seda ou cetim, podem ser tão elegantes quanto um vestido longo.
Dependendo do estilo da cerimônia ou local do evento, escolher o vestido midi pode fazer muito mais sentido que outros comprimentos, mantendo a elegância e a sofisticação.
Para casamentos na praia ou em cidades mais quentes, por exemplo, o vestido midi é uma ótima escolha, pois ainda é um modelo mais fresco e uma alternativa para quem não costuma usar vestidos acima do joelho.
Com os modelos midi, também é possível destacar ainda mais os acessórios e os sapatos de salto, que muitas vezes ficam mais escondidos com os longos.
Pode usar vestido midi com sapato?
Sim, o vestido midi combina com diversos tipos de calçados, dos mais casuais até opções sofisticadas. Para eventos mais formais, as sandálias de salto e scarpins são combinações ideais. Por deixarem o peito do pé livre, esses modelos ajudam a alongar a silhueta.
Para um visual mais descontraído, para usar no dia a dia, eventos familiares e de trabalho, é possível combinar o midi com sapatos mules, sapatilhas, rasteirinhas e até o clássico tênis branco.
Nos dias mais frios, botas de cano curto ou médio podem ser usadas, criando um visual moderno e estiloso.
Quem é baixinha pode usar vestido midi?
Sim, mulheres baixinhas podem usar vestido midi sem medo. Esse comprimento pode ser uma escolha estilosa e moderna, desde que você preste atenção em alguns detalhes..
A principal dica é apostar em modelos com a cintura bem marcada, pois isso cria a ilusão de pernas mais longas. Vestidos com decote em V também são aliados poderosos, já que ajudam a alongar a região do colo e deixam o visual mais leve.
O comprimento ideal para as baixinhas é aquele logo abaixo do joelho ou na altura da panturrilha, evitando que o vestido “achate” a silhueta. Para completar o look, escolha sapatos de salto alto em tons nude, que alongam visualmente as pernas. Modelos que deixam o peito do pé à mostra também são ótimos para criar esse efeito.
Outro truque que faz toda a diferença é evitar estampas muito grandes ou modelagens que dividem o corpo em blocos, como recortes horizontais ou faixas contrastantes. Prefira tecidos fluidos, monocromáticos ou com estampas delicadas para um resultado mais harmônico e elegante.
Conclusão
O vestido midi é um clássico atemporal, versátil e cheio de estilo. Com uma variedade de cortes e tecidos, ele pode ser adaptado para diferentes ocasiões e tipos de corpo. Seja para um look casual, profissional ou elegante, o midi é sempre uma ótima escolha.
Gostou de conhecer mais sobre o vestido midi? Se sim, não deixe de conhecer as opções da Majesté. Além do midi, você encontra diversas opções de vestidos de festa em outros modelos.